15 de fevereiro de 2013

Mó viagem

A viagem

              Depois de assistir o filme duas vezes no cinema, e finalmente chegar bem perto de fazer todas as conexões e analises sobre o filme eu ACHO Que estou apto a fazer uma critica sobe o filme A viagem, então sejam pacientes e espero que gostem.

               O filme foi lançado em 11 de janeiro de 2013, com o titulo original de Cloud Atlas(A Viagem), foi dirigido pelos mesmos irmãos que dirigiram a trilogia Matrix, e também pelo diretor de corra Lola corra, (vejam a critica Aqui), esses respectivamente são Andy e Lana Wachowski e Tom Tykwer. Vendeu mais de oitocentos mil ingressos. E até 11 de janeiro, ele era dado como um filme infilmavel, logo logo você vai entender por que.

No elenco temos: Tom Hanks, Halle Barrey, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturguess, Donna Bae, Ben Wishaw, Keith David.
               
             O filme sofreu varias criticas horríveis, isso tem um bom motivo, Cloud Atlas é um filme extremamente complexo, que tenta em duas horas e cinquenta oito minutos, enfiar bem mais informação do que realmente cabe nesse tempo, eu não estou desmerecendo o filme por isso só estou dizendo que foi uma jogada meio perigosa para as telas de cinema, não é um filme cheio de ação, que apresenta sua trama de forma simples é divertida, é absolutamente o contrario ele é extremamente complicado, e te obriga a ficar focado o tempo todo, enquanto assisti o filme você tem medo até de piscar, a quantidade exorbitante de nomes e de acontecimentos é um pouco massiva, sim, e isso pode vir a ser meio chato, sim, mas comparado a genialidade do filme, isso é um grão de poeira... Claro, se você consegue entender toda a historia.

Juro pra você quando deu a metade do filme eu virei pro meu amigo e perguntei, "to entendo porra nenhuma e você?" e ele disse "também num to entendo porra nenhuma" Mas calma eu juro que até o fim do filme tudo se encaixa.

                Por que é tão complicado? Comecemos então. Um advogado americano, Adam Ewing na época de 1850, viajando em um navio de volta para sua casa e para sua esposa, durante a época do escravismo no EUA, sofre de uma seria doença com um verme que pode mata-lo, ao mesmo tempo que encontra um homem negro viajando ilegalmente no mesmo navio, o homem diz ser seu amigo.
 
               Em 1930 um compositor talentoso chamado Robert Frobrisher, após deixar seu namorado, vai atrás de ajudar outro compositor chamado Vivyan Aars, para começar a sua brilhante carreira.

              Em 1970, uma jornalista chamada Luisa Rey, tenta desvendar os segredos medonhos de uma grande companhia de energia nuclear, ao mesmo tempo que luta para ficar viva.

             Em 2012 Timhoty Cavendish, é um editor, que após falhar ao publicar um livro chamado "sanduíche de pernil" acaba se vendo preso em um asilo, onde os funcionários e enfermeiras o tratam extremamente mal, e vai se encontrar tentando escapar de lá da forma como puder.

         
             Depois em 2144, na cidade de nova Seul, uma garçonete criada em laboratório, chamada Sonmi-451, é resgatada por um agente da União, e está prestes a se tornar a maior revolucionaria que o mundo já viu.

            Por fim, num futuro pós apocalíptico  um pastor do Valle, após receber a visita de uma raça distante, sai em uma aventura com uma mulher desconhecida, onde ele ira enfrentar os próprios fantasmas, descobrira a verdade verdadeira, e enfrentara medos além de sua compreensão.

         Deu pra entender por que é complicado? o filme possui em torno de 2 horas e 40 minutos sem contar os créditos, e seis historias completamente distintas em datas diferentes são contadas, e ao mesmo tempo que elas são distintas elas se conectam perfeitamente, a momentos e cenas no filme que podem ser associadas as historias anteriores o tempo todo, e o filme segue uma sequencia frenética, contando todas as seis historias ao mesmo tempo sem pausas, agora faça as contas, eles tiveram em torno de meia hora para cada uma das historias, isso por que elas são complexas, grandes, e difíceis de contar, da pra entender por que o filme foi chamado de infilmavel?

        Na minha opinião muito da historia de cada personagem precisa ser deduzido, para se entender a historia por completo, não faltou informação nenhuma no filme, mas ela podia ter sido entregue com mais precisão, mas se fosse o caso o filme teria 5 horas e não 3... Apesar dessa confusão toda o filme é incrível.

         A historia adota o espiritismo como um das ideias, cada um dos atores interpreta diversos papeis diferentes, Tom Hanks por exemplo sozinho interpreta seis personagens, uma em cada historia, sem contar os outros atores, e a maquiagem é tão bem feita que muitas vezes nem percebemos a diferença de uma época para outra, todas as épocas são perfeitas em seus jeitos, estilos, modos de falar, de ser e até de pensar.

         Os cenários são extraordinários  e além da historia em si  o filme faz criticas relacionadas a amor, vida e morte, consequências através dos anos, são historias incríveis  com frases e diálogos ainda mais incríveis  em cenários incríveis, com uma trilha sonora incrível e a filmagem é incrível, ou seja os erros do filme, são tão minúsculos que quase não fazem diferença.

          Aconselho a assistir o filme com amigos, para que discussões possam ser feitas por mais de um ponto de vista, por que assistir o filme inteiro sozinho já é bem difícil e entender então... Nem se fala, espero que tenha deixado a experiencia de quem assistir mais simples, A viagem vale muito a pena, recomendo para todas as pessoas, novas ou velhas, intelectuais ou não, gostando ou não de filmes Cults.





No fim do filme, após os créditos iniciais, de apresentação coisa de um minuto, a uma mostra de todos os atores e os papeis que eles interpretaram, vale muito a pena ver, é de deixar o queixo caído.

Por: Vitor Carnevalli

3 comentários:

  1. Não tenho vontade de assistir esse filme , como você disse é bem complexo não gosto de filmes complicados demais , mais os atores são de tirar o chapéu :D Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk o filme pode render boas risadas quando com amigos, de qualquer forma ele é muito lindo, se não gosta da complexidade é difícil não curtir a beleza das historias, ou a forma como o amor é tratado no filme, a kelly minha namorada até chorou kk

      Brigado pelo comentário - Abraço

      Excluir
  2. A Viagem parece ser um filme bem complexo. E a duração dele de quase três horas me desanimou em assistir. E por outro lado também não me interessei pela história.
    Os atores que compõem o filme são muito bons, o que é um ponto positivo. E gostei dos cenários que eu pude ver pelas imagens que você colocou junto à crítica.
    Parabéns pelo blog. Continuem postando!
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!