16 de janeiro de 2013

Malditos ratos.

Dishonored

O jogo que trago hoje, foi uma grande surpresa em 2012, esse jogo foi o Dishonored. Desenvolvido e produzido pela Arkane studios, em parceria com a unreal engine, que é uma das melhores desenvolvedoras gráficas de games. A Bethesda softworks por sua vez foi quem publicou o game, a Arkane arriscou num jogo bem diferente, um FPS (first person shooting "tiro em primeira pessoa"). Que mistura as possibilidades de stealth com sanguinolência  em uma cidade macabra e medonha. E o mais interessante nisso tudo é que VOCÊ, sim você, jogador, poderá decidir o futuro de sua historia, possuindo três finais alternativos, suas ações podem mudar o rumo do jogo constantemente.
História:
               O jogo conta a historia de Corvo Attano, que vive na fictícia cidade Dunwall, a história do jogo é baseada em um mundo meio steampunk (pelo menos ao meu ver) o que é steampunk? Bom de uma forma bem resumida, é quando se juntam num mesmo tempo antiguidades do passado com avanços tecnológicos de hoje em dia, misturando a ciência do passado com a de hoje, como aranhas de metal gigantes, ou computadores de madeira ou até mesmo aviões a vapor, entendeu?
              Assim seja na época em que corvo vive, foi descoberto um novo tipo de combustível que proveria por assim dizer do óleo de baleia, existem muitos navios que caçam e retiram o óleo das baleias, no jogo e um desses navios é o Nivya que é citado no game, esse óleo serve como fonte de energia, desde prover luz até inventar armas e servir de combustível para sistemas de segurança.
Além disso a cidade, vem enfrentando a muito tempo um problema, com uma tal de praga dos ratos, os ratos no jogo são geneticamente modificados, são bem maiores do que normal, e quando andam em grupos eles devoram as pessoas vivas ou mortas, até não sobrar nada a não ser ossos, as pessoas que se infectam com a praga morrem, e as que não morrem se tornam "weepers" um tipo de zumbi, vaza um líquido preto de sua orelhas e olhos, e elas perdem a sanidade mental começam a gemer e atacar qualquer coisa que vejam, se alimentam do lixo da cidade, ou... Se for possível.... De você.
            Corvo que é  protetor leal da imperatriz de Dunwall, é mandado por ela numa missão, para cidades distantes, para recolher informações sobre a praga, ele viaja por meses e quando volta trás más noticias a imperatriz, com o retorno de corvo e a chegada de más noticias, como se não basta-se a imperatriz é assassinada por homens de mascaras, durante a reunião da qual somente corvo a imperatriz e sua filha estão participando. Sua filha e sequestrada, e corvo é culpado injustamente de ter assassinado a imperatriz, e é mandado para o prisão de Dunwall.
                Com a imperatriz fora do poder os traidores do trono, tomam conta de Dunwall, e a transformam numa cidade regida pelo medo, uma cidade cheia de bandidos e gangues, ratos pelos corredores sombrios, e guardas que não respeitam os cidadãos. Entre todas essas merdas que acontecem na cidade, há um grupo de pessoas que decidiu se rebelar contra o governo macabro que está comandado a cidade, e esse grupo de revolucionários aposta todas as suas moedas em Corvo Attano.
         Depois de passar seis meses na prisão, Corvo junto com a ajuda dos revolucionários finalmente escapa, e é levado até um PUB (bar) abandonado, onde os revolucionários se escodem e lideram suas missões a cidade, lá durante sua primeira noite Corvo é chamado pelo Outsider, um homem com poderes sobrenaturais, que da você a marca dele, e com essa marca você ganha poderes também, junto com ela é dado a você um coração para achar runas e ouvir segredos.
                 Corvo sai em busca de sua vingança  pelo assassino da imperatriz, e caberá a você decidir as consequências e o tamanho dessa vingança. já deu pra ver que o enredo é foda né?


O jogo:
            A jogabilidade é boa, os controles são bem simples, uma hora de gameplay é suficiente para se acostumar com os comandos dos jogos, todos os controles respondem bem e bem na hora, você não vai ter atraso de comando, e não vai encontrar erros na jogabilidade, como ficar travado em algum lugar sem conseguir sair, eu joguei o jogo e não encontrei nenhum erro desse tipo pelo caminho.
            O gráfico é bom e bem cartonizado, a cidade é muito bem desenhada, os personagens do jogo qualquer um, inclusive as mulheres possuem um traço forte e muitas vezes são bem feios, o que falhou nisso tudo foram as expressões faciais que são muito pobres, apesar do roteiro ser foda, o jogo falha em passar sentimento através dos personagens, que não possuem feições o suficiente, então coisas tristes, felizes chatas ou legais, ficam parecendo sempre... Normais.
             Uma outra coisa que eu não gostei, é a primeira pessoa em si, pra mim um jogo em primeira pessoa que você olha pra baixo e não vê seus pés isso em si já é uma falha, mas o jeito como o corvo se move é muito esquisito então não parece humano, correndo sem movimentar os braços e dando saltos estranhos conforme você evolui seu poder.
              Mas o jogo é bom, no quesito missões, apresenta missões primárias e secundárias, a dificuldade também é boa, podendo jogar tanto no nível fácil quanto no normal e no difícil,  zerei no normal e o jogo apresentou dificuldades bem complicadas em alguns pontos. Algo que eu prezo muito nos jogos, ele também apresenta certos puzzles, como cartas para você decifrar para então poder abrir um cofre.
              Você possui uma faca que usa para matar no stealth, caso queira opinar por uma aproximação não letal qualquer pessoa pode ser sufocada e botada para dormir, além disso você conta com uma besta, que atira dardos para dormir, flechas normais e flechas incendiarias, uma pistola comum, poderes como teleporte, agilidade, criar uma horda de ratos que devoram seus inimigos, controlar o vento, aumentar sua adrenalina, ver no escuro e através das paredes, entre outros, mas isso não quer dizer que o jogo vai ficar mais fácil.
               Cada missão pode ser resolvida de trilhões de jeitos diferentes e você fica a vontade para optar o jeito que mais lhe agradar. Desde matar qualquer coisa viva, inocente ou não, a não matar absolutamente ninguém, a não ser seus alvos principais.
Um outro problema é que de certa forma o jogo é pequeno, você é jogado em diferentes partes da cidade, voltando pra partes iguais de vez em quando, mas essas áreas não são grandes ao mesmo tempo que são, você vai entrar em diferentes distritos numa mesma área e poder explorá-los, a cada distrito existe um loading, mas eles não são gigantes nem anda, apesar dos lugares serem sempre muito bem trabalhados e muito bem detalhados, por ser um jogo sem linearidade, eu senti falta de uma cidade um pouco maior e até mesmo com um pouco mais de pessoas para ver e serem exploradas, você vera muitos bandidos, e muitos trabalhadores, mas não vai dar de cara com nenhum habitante passeando pela rua durante o dia entende? E essa falta de pessoas ou de cidade de uma forma geral é uma coisa que me fez sentir que faltava algo no game, tirando isso tá tudo ótimo.

Alinear:
              O fato do game não ser linear foi o que o deixou mais impressionante  absolutamente todas as suas ações entram em ação com a cidade de uma forma geral e também com o fim do jogo, por exemplo se você decide tomar medidas drásticas na sua vingança matando todo mundo que entra em seu caminho, você pode acabar com a cidade, quanto mais inocentes e até bandidos você mata, pior a cidade fica, mais medo as pessoas tem de você, e a cidade começa a decair.
Já se você opta por uma vingança mais "limpa" respeitando os habitantes, a cidade começa a melhorar, cada vez menos weepers becos mais limpos, pessoas mais felizes, e que te respeitam pelo herói que você começa a se tornar, às vezes a simples decisão de fazer uma missão secundária, pode ou não acabar com a cidade.
Isso é uma coisa foda, por que o jogo te põe no controle das coisas e da uma sensação de ser o senhor de sua própria história, esse de longe o ponto mais forte do game.

É altamente recomendado que se instale o jogo no HD caso você possua um Xbox.

Eu só posso dizer, que o jogo vale muito a pena e vai dar boas horas de jogo, a história é sensacional e vale muito a pena, e jeito macabro cheio de suspense no game, e de deixar com aquele frio na barriga quase o jogo todo. Se você gosta de um bom stealth, ou mesmo uma boa sanguinolência  esse jogo serve para os dois tipos de pessoa, eu recomendo.


Muito obrigado espero que tenham gostado, divirtam-se.
          -Vitor Carnevalli-

2 comentários:

  1. Olá!

    Não conheço muito sobre jogos, e nem sou tããoo ligada assim, mas adorei conhecer mais sobre esse. Vou até indicá-lo para o meu irmão. HAHAHA

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indique sim, é um bom jogo ^^
      Brigado pelo comentário, vou acessar seu blog, se puder segue a gente ai, obrigado.
      Abraço
      -Vitor-

      Excluir

Deixe sua opinião!